Bem Vindos

Este é o meu blog sobre andebol que se insere no âmbito da disciplina de Práticas Desportivas e Recreativas (PDR) e Organização e Desenvolvimento Desportivo (ODD), no Curso Técnologico de Desporto.Neste blog podem ter várias informações sobre andebol, tais como: a história do andebol, as regras, dimensões de campo, fichas de jogo e alguns trabalhos elaborados por mim durante o ano.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Relatório da visita á Escola Secundária Luís de Freitas Branco - Paço D`arcos

Introdução

No âmbito das disciplinas de ODD e PDR foi-nos pedido que realizássemos um relatório sobre o intercâmbio entre a turma de desporto do 10ºano da Escola Secundária Luís de Freitas Branco de Paço D'arcos e a nossa turma de desporto do 10º ano da Escola Secundaria Dr. Jaime Magalhães Lima, que se realizou no dia 18 e 19 de Fevereiro de 2008.
Este intercâmbio tinha como objectivo trocarmos ideias sobre o curso tecnológico de desporto, vermos o modo de aulas e os métodos de trabalho da turma de desporto da escola da Paço D'arcos, e visitarmos a pista de remo e a piscina olímpica do Jamor (única piscina olímpica de 50m coberta).

Análise descritiva
Dia 18

A saída de Aveiro para Paço D'arcos foi feita por volta das 8h:30min da escola secundária Dr. Jaime Magalhães Lima e a chegada a Paço D'arcos foi por volta das 12horas com uma paragem a meio numa estação de serviço (Leiria).
Quando chegamos á escola fomos recebidos por um professor de PDR e ODD da escola e assistimos a uma aula de PDR que esse mesmo professor estava a dar no momento. Depois da aula fomos almoçar a cantina da escola. A tarde começou com um debate entre as turmas de desporto (10º e 11º ano) da escola de Paço D'arcos e a nossa turma, e em seguida fizemos uma visita guiada á escola, mais propriamente a parte desportiva da escola, visitamos os dois campos exteriores e o pavilhão.
Depois da visita guiada fomos praticar badminton, voleibol, mini ténis e futebol no pavilhão da escola.
O jantar foi num restaurante, por volta das 20h30min, com alguns alunos da escola de Paço D'arcos que se disponibilizaram a vir jantar connosco. Antes de jantar fomos dar uma volta pela cidade e depois de jantar fomos á praia que ficava ali perto. Em seguida fomos para a escola onde iríamos dormir no ginásio do pavilhão, por volta das 00h:30min.

Dia 19
A alvorada foi feita às 7h:15min precedida de uma aula de educação física em conjunto com as turmas do 10º e 11ºano de desporto da escola de Paço D'arcos, esta aula de ed.fisica foi de corfbol. Em seguida abordamos um desporto que não é muito desenvolvido em Portugal, que é o Hóquei de Sala, onde tivemos uma breve explicação e onde podemos praticar um pouco deste desporto.
Depois do Hóquei de Sala, praticámos as modalidades de futebol, voleibol e badminton coordenados pelos alunos do 11ºano da escola de Paço D'arcos e observados pelos alunos do 10º ano.
Esta prática desportiva foi precedida de um debate entre as turmas de desporto da escola de Paço D'arcos e a nossa turma sobre o seguinte tema: “Técnicos de desporto e Internet”.
Em seguida fomos almoçar a cantina da escola, e depois de almoço despedimo-nos da escola, mas ainda fomos fazer uma visita guiada a pista de remo do Jamor, onde estava prevista uma observação de uma prova de canoagem, mas esta foi cancelada pois no momento em que a prova se iria realizar começou a trovejar, e nestas situações uma prova de canoagem não se pode realizar, mas mesmo assim foi possível nós podermos fazer a visita guiada a pista de remo. Aqui podemos observar os vários tipos de barcos (kaiaque), ficarmos a saber algumas características das provas de canoagem e ficámos a conhecer as dimensões da pista de remo.
Por fim fomos a piscina olímpica do Jamor, que é a única piscina olímpica de 50m coberta, onde também podemos observar um tanque de saltos.
A saída do Jamor para Aveiro foi feita por volta das 17horas com paragem a meio (Leiria) e a chegada a Aveiro foi por volta das 20horas.
Todas estas viagens foram feitas por um autocarro da Auto Viação Aveirense.

Objecto de estudo

Piscina olímpica
A piscina olímpica do Jamor é a única piscina olímpica de 50m coberta em Portugal. É uma grande infra-estrutura com uma piscina grande de 50m, e uma piscina mais pequena que também serve de tanque de saltos, pois essa piscina tem o chão amovível, sobe e desce consoante a que quiserem fazer na piscina.

Pista de remo
A pista de remo do Jamor é constituída por uma zona de velocidade, com 200m, uma de resistência, com 1600m, e um campo de kayaque-polo, que é um desporto parecidos com o pólo aquático, mas utilizam-se kayaques. Esta pista para além de ser utilizada por equipas de canoagem também é utilizada pelo desporto escolar da Escola Secundária Luís de Freitas Branco.

Avaliação crítica

Na minha opinião penso que este intercâmbio entre a nossa escola e a Escola Secundária Luís de Freitas Branco foi um projecto interessante, pois ficámos a saber o modo de aulas que os alunos da outra turma de desporto da escola de Paço D'arcos têm, o tipo de escola e de instalações que a escola tinha, que eram um pouco diferente da nossa, e isso notou-se logo á chegada á escola pois sentimo-nos todos desconfortáveis no meio daquelas pessoas e daquele ambiente que não nos era familiar, podemos trocar algumas impressões com pessoas que estão na mesma área que nós. A nível de comportamento notamos que o os alunos de desporto daquela escola são um bocado perturbadores e mal educados, faltando muitas vezes ao respeito ao professor. O nosso comportamento em toda a visita penso que foi positivo e que não á nenhum ponto negativo a referenciar.
A nível de condições e material encontrado, na minha opinião só gostei do pavilhão pois era um pavilhão bastante completo e em óptimas condições, onde também tinha um com aparelhos de musculação e um ginásio para a prática de ginástica, que também foi onde nós dormimos durante a noite. Em relação á escola (salas de aula, recreio, cantina, bar, etc.) não gostei muito, achei um ambiente um pouco desconfortável também por não estar habituado e por a nossa escola ser um pouco diferente daquela.
As actividades praticadas foram interessantes, principalmente o Hóquei de Sala, que foi uma das modalidades desportivas que mais gostei de praticar, apesar de ser uma modalidade que não é muito praticada no nosso país. Todas as outras modalidades, que foram: futebol, voleibol, badminton, corfbol e mini ténis, foram interessantes de praticar, tanto em conjunto com os alunos daquela escola como também só com a nossa turma. A visita á pista de remo e á piscina olímpica foram também bastante interessantes.
Sabemos que ouve alguma dificuldade na organização do projecto, mas mesmo com essas dificuldades penso que foi um trabalho bem conseguido e em todas as actividades em que participamos foram com gosto e algum empenho, pois sabemos que não é fácil organizar um projecto destes.
Toda esta visita teve um custo de 480€ no global, sendo dividido por 15 alunos. A viagem foi feita pela Auto Viação Aveirense.

Conclusão

Com a realização de este intercâmbio entre a nossa escola e a Escola Secundária Luís de Freitas Branco podemos trocar algumas ideias entre nós e as turmas de desporto dessa escola, conhecer os métodos de trabalho e os projectos dessas turmas, visitarmos a piscina olímpica do Jamor e a pista de remo, também estava prevista uma visita a um campo de golfe mas a condições climatéricas assim não o permitiram.
Na minha opinião penso que foi um projecto positivo e bem conseguido, pois todos podemos trocar ideias sobre o curso tecnológico de desporto e vermos o modo como eles abordam este curso. Também a visita á piscina olímpica e á pista de remo foi positiva e interessante, pois acho que todos gostámos de visitar estes locais, tanto por serem interessantes como também por serem locais importantes para o curso em que estamos, curso tecnológico de desporto.